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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Parte 2: À linha

Voltando ao Wings 3D (Post de ontem), vamos então fazer o programa desenhar à linha por nós...

Quando o objecto está feito, guardem-no como está, ObjectoXPTO, e façam depois uma versão de Desenho à linha, algo como guardar como ObjectoXPTODesenho, porque o Objecto vai ser mudado.
Depois vão ao menu File>Export>Cartoon edges (.eps), e em Edges, seleccione None.


Imaginemos um Objecto como este, e não se esqueçam que carregando em "O", podem ver o Objecto ou em Perspectiva, ou numa Vista Cavaleira, ou Isométrica:


Quando se passa ao Desenho Cartoon edges...
Faltam umas linhas, não é?

Truque nº 1: Elevem muito ligeiramente as faces que não têem as linhas, todas à mostra, como aqui:


Faltam os pinos, que não têem as arestas da base a aparecer;

Truque nº2, seleccionem as faces do topo, e depois, botão direito do rato, Extract region>Normal, e movam as faces extraídas PARA A BASE:



Para tudo o resto, dêem-lhe com o
Truque nº 3, que é seleccionar as arestas que faltam, e botão direito, escolham Bevel, escolham Preto, para a cor para esse Bevel, e façam o tal Bevel com muito cuidado, ou então vão ter linhas mais espessas:



É por isso que este é o Truque nº 3, os outros dois devem ser usados primeiro, que são mais fáceis.

Podem notar as arestas facetadas, pouco arredondadas do Objecto, isso corrige-se com a escolha de Cilindros com 32 em vez de 16 faces, depende do Desenho. Quanto a Desenhos à linha com peças transparentes, escolham um material novo, e façam esse material 0% Opaco.

...E o formato .eps pode ser convertido em .jpg com o Programa de Desenho grátis, e para todos os PCs, o Gimp

Pronto, o resto é convosco, MAÕS À OBRA!

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